Translate 4 Your Language

13.2.11

VICE-PRESIDENTE DA COSTA RICA É JUDEU

Entrevista feita por Fernando Bisker com o Vice-Presidente da República da Costa Rica, Luís Liberman Ginsburg.

1) Como é a segurança dos judeus na Costa Rica?
A segurança dos judeus é igual à segurança de toda a população costa-riquenha. A comunidade judaica conta com sua própria ‘bitachon’ [segurança judaica], mas neste momento não temos nenhuma preocupação específica neste sentido. Nas universidades existem alguns pequenos grupos com ideologia anti-Israel, mas tudo acontece de forma pacífica.
2) Como observa o fenômeno que tem ocorrido em outros países da América Latina, no qual fala-se de um reconhecimento do Estado Palestino antes da conquista de um plano de paz oficial?
É um movimento que já está acontecendo e que dificilmente será alterado. Em relação ao ponto de vista nacional, prefiro não tocar nesse assunto nesta entrevista.
3) Como é a relação da presidenta Laura Chichilla com a comunidade judaica?
É excelente, participa dos eventos quando convidada e é muito querida pela comunidade.
4) Como é a questão da assimilação dentro da comunidade local?
O índice de assimilação vem aumentando nos últimos anos. Apesar de todos os esforços, a assimilação continua crescendo. Antigamente, o casamento inter-religioso era um tabu, algo não tão aceitável dentro da própria família. Mas hoje, como esse padrão é mais aceito, subiu a curva. Mesmo assim, o percentual de assimilação na Costa Rica é relativamente pequeno em comparação às outras comunidades judaicas no mundo. Temos várias atividades judaicas para que a comunidade tenha mais acesso ao judaísmo. Um grupo de empresários "importou" o Aish Hatorá para a Costa Rica, e o trabalho realizado tem sido excelente.
5) Como é possível fortalecer os laços entre a Costa Rica e o Estado de Israel?
A Costa Rica é reconhecida mundialmente por ter um relacionamento que pode ser colocado entre os melhores no mundo com o Estado de Israel. Um relacionamento amistoso, há muito tempo.
6) Como é coordenada a supervisão da Kashrut na comunidade?
Meu avô foi o primeiro shochet e também mohel de Costa Rica. Temos nossos mashguichim (responsáveis pela Kashrut). Sempre tivemos Kashrut na Costa Rica. Em épocas críticas, em que não há havia mashguiach local disponível, sempre nos preocupamos em trazer dos Estados Unidos. Temos um Burguer King Kasher, o único Burguer King Kasher fora de Israel, já que os donos da representação do Burguer King para a Costa Rica — membros da comunidade — decidiram abrir uma unidade kasher.
7) Há outros integrantes do governo que são também judeus?
Sim — A ministra do trabalho, Sra. Sandra Piszk Feinzilber, e Ofelia Taitelbaum Yoselewich, a ombudsman do governo da Costa Rica. Além de outros funcionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário