Translate 4 Your Language

3.8.11

Liberdade de Opinião (Rabino Michel Schlesinger)

Rabino Michel Schlesinger 

Michel Schlesinger, rabino da Congregação Israelita Paulista desde 2005, é Bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo, e rabino e Mestre em Talmud e Halachá pelo Seminário Rabínico Schechter, em Jerusalém. Possui treinamento em apoio espiritual para enlutados, doentes e terceira idade, realizado em Nova Iorque e em Israel, e é membro do International Council of Christians and Jews. Trabalhou no acampamento “Camp Ramah” em New England, como educador e conselheiro, e participou de um grupo de diálogo entre jovens seculares, reformistas, conservadores e ortodoxos que vivem em Israel.

O que fez de mais importante em sua vida?
Constituí uma família. Penso que esta é a origem de inspiração para tudo o que faço.

O que lamenta não ter feito ou ainda deseja fazer, de importante?

Lamento não encontrar mais tempo em meu cotidiano para estudar com maior assiduidade. Pretendo buscar este espaço fixo de reflexão e aprofundamento.

Diante da multiplicidade de disputas e conflitos étnicos e raciais se generalizando em todo mundo,você acha que a Humanidade caminha para tempos sombrios?

Não, sou otimista. Acredito que a humanidade vai amadurecer e compreender que cada povo, etnia e religião possui a sua beleza e sua verdade. Nós apenas nos beneficiamos com a complexidade da raça humana.

Você concorda com o balizamento estatal ou religioso nas opções e preferências pessoais de cada individuo, incluindo a comunicação, opção sexual, vestimenta, fumo e bebida?

Penso que a liberdade individual inclui a possibilidade de escolher os fatores que serão levados em conta em determinada decisão. Decisões privadas poderão ser baseadas em diretrizes públicas ou religiosas, mas nunca impostas.

Qual seria a sua reação caso tivesse tolhido seu direito de opinar, consumir e de se expressar?

Procuraria o canal legítimo para denunciar esta censura seja ela contra mim ou contra qualquer outro ser humano.

<Rua Judaica>

"Anos atrás, eu tomava um 'não' colossal do Rabino Schlesinger, enquanto eu o escutava e observava o diploma da Faculdade de Direito do Largo São Francisco da Universidade de São Paulo que estava na parede de sua sala. Foi um momento memorável. Espero que daqui um tempo, possamos conversar de judeu para judeu, e que tanto ele como o resto da Congregação nos reconheça como judeus. Nunca vou esquecer a sua frase: 'estude e forme a sua família, depois disso, tente se converter'. Se pudesse falar com ele agora, diria que estou no caminho!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário