Translate 4 Your Language

3.8.11

Liberdade de Opinião (Soraya Ravenle)

SORAYA RAVENLE

Soraya Ravenle é atriz e cantora, Irma da também cantora Ithamara Koorax. Graduou-se em 1986, no curso de formação de atores do Calouste Gulbenkian. Neste mesmo ano estreou no teatro, em "A Estrela Dalva", de Renato Borghi. Em 1992, atuou como vocalista do show "Sla 2 - be a sample", de Fernanda Abreu, seguindo em turnê pelo Brasil com a cantora. De 1995 a 1999, fez parte do grupo Arranco de Varsóvia, com o qual gravou os discos "Quem é de sambar" e "Samba de Cartola". Soraya atuou em grandes produções na TV Globo, como as novelas Que Rei sou Eu? , Vale Tudo, Laços de Família entre outros grandes sucessos. Atualmente esta em cartaz no teatro com o espetáculo: Um Violinista no Telhado.

PERGUNTAS:

O que fez de mais importante em sua vida?

Não acho que exista um acontecimento ou uma realização que seja a mais importante de toda a minha vida. A busca pelo crescimento e pela liberdade exigem um compromisso que provoca uma série de escolhas e desafios pela vida afora.  Creio que só terei a dimensão de certas decisões com o passar do tempo. Mas posso enumerar algumas escolhas decisivas e essenciais para a minha existência, coisas sem as quais a vida para mim não teria muita graça: o teatro, a música, o palco; ser mãe.   

O que lamenta não ter feito ou ainda deseja fazer, de importante?

Estudar mais, viajar mais, acho o tempo curto para tantos interesse que a vida provoca.


Diante da multiplicidade de disputas e conflitos étnicos e raciais se generalizando em todo mundo,você acha que a Humanidade caminha para tempos sombrios?

A humanidade sempre precisou conviver com seu lado sombrio, negativo, faz parte da natureza humana. Conflitos étnicos e raciais estão presentes em todas as fases da história. Então me pergunto se a diferença hoje, não estaria no poder da comunicação que faz com que entremos em contato com o que se passa em quase todos os pontos do planeta. Tudo fica mais evidente, muita sujeira que costumava ficar "debaixo do tapete" entra nas discussões diárias, e isso tem um lado muito positivo de jogar luz nas trevas. Mas o futuro da humanidade para mim é uma grande interrogação...   

Você concorda com o balizamento estatal ou religioso nas opções e preferências pessoais de cada individuo, incluindo a comunicação, opção sexual, vestimenta, fumo e bebida?

"Balizamento" como forma de restringir, separar, censurar, não concordo.Nunca. Defendo a qualidade na educação de um povo como forma de dar a ele condições de refletir, questionar e buscar novos caminhos. Criar seus próprios caminhos com consciência. É uma lástima que o governo brasileiro não priorize a educação de qualidade e não enxergue nela a real possibilidade de transformação do país.
Qual seria a sua reação caso tivesse tolhido seu direito de opinar, consumir e de se expressar?

Acho que buscaria me aproximar de grupos, pessoas, movimentos com os quais pudesse me alinhar e lutar para ter esses direitos de volta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário