Translate 4 Your Language

29.5.11

EMILE BERLINER

O que poucas pessoas sabem é que o primeiro helicóptero a alçar vôo, há mais de um século, foi inteiramente projetado e construído por um inventor judeu, Emile Berliner.


Berliner, como o próprio nome poderia supor, não nasceu em Berlim, mas na cidade de Hanover, Alemanha, em 1851. Aos 19 anos, emigrou para os Estados Unidos, tendo se naturalizado norte-americano tempos depois. Extremamente criativo, montou seu próprio laboratório em Brightwood, arredores de Washington, DC, onde desenvolveu uma série de projetos inovadores, entre os quais o do primeiro helicóptero. Essa revolucionária aeronave conseguiu vencer a força da gravidade e subir, por três vezes consecutivas, aos céus, em 1909.


Berliner junto ao seu helicóptero


SUPERAR DESAFIOS
Para aperfeiçoar o novo equipamento era preciso utilizar motores que fossem, ao mesmo tempo, mais potentes e menos pesados, um verdadeiro desafio para a incipiente indústria de materiais aeronáuticos da época. Com esse objetivo, Emile Berliner criou a Gyro Motor Company, onde conseguiu produzir os primeiros motores leves com 6-hp de potência, o que representou um grande impulso não só para o seu ousado projeto como também para o desenvolvimento da aviação convencional, que engatinhava.                                  
        
Para dar uma idéia do seu pioneirismo, foram necessários exatos trinta e um anos após o vôo desse primeiro helicóptero para que a aeronave entrasse em linha de produção, o que só aconteceu em 1940. Lamentavelmente, Berliner já não estava vivo para poder comprovar que suas previsões a respeito desse  fantástico meio de transporte estavam corretas, pois havia falecido muito antes, em 1929.   

OUTRAS INVENÇÕES
Ao contrário de muitos cientistas que não conseguiram colher os frutos da própria criatividade, Berliner pode transformar muitos de seus projetos em produtos de grande apelo popular. É dele, por exemplo, a idéia de que seria possível construir um aparelho que captasse a voz humana e os sons dos instrumentos musicais. Havia criado o microfone.                              

Berliner apresenta o Microfone

GRAVAR E REPRODUZIR
Ao mesmo tempo, imaginou desenvolver um sistema que permitisse gravar e reproduzir sons em estruturas arredondadas e planas e a varinha de condão do judeu Berliner tinha dado a luz aos primeiros discos da história. Para completar o ciclo, Emile Berliner concebeu a criação de um equipamento que reproduzisse e amplificasse os sons registrados nesses discos, em um aparelho que ele próprio decidiu batizar como gramofone. Foi uma verdadeira coqueluche que em pouco tempo contagiou o mundo todo. Era preciso produzir discos para um mercado ávido pela novidade. Percebendo o potencial de sua descoberta, logo a seguir fundou as gravadoras Berliner Gramophone Company, nos Estados Unidos; a Gramophone Company, na Inglaterra; a Deutsche Gramophon, na Alemanha e a Berliner Gram-O-Phone Company, no Canadá. Em parceria com Eldrige Johson, lançou a Victor Talking Machine Company, que deu origem à expressão vitrola (de victrola) e ao selo Victor, imortalizado pela imagem de u m cachorrinho escutando a voz do dono.                              

A Voz do Dono

MERECIDO DESCANSO
Emile Berliner faleceu aos setenta e oito anos de um ataque cardíaco, no dia 3 de agosto de 1929. Seu corpo encontra-se sepultado no Cemitério de Rock Creek, em Washington, DC, ao lado do de sua esposa e filho.

Lápide tumular da Família Berliner no Cemitério de Rock Creek
O LEGADO
Emile Berliner registrou nada menos de dez patentes de inventos originais que modificaram, para melhor, a vida das pessoas em todo o planeta. Suas descobertas abrangeram desde o aperfeiçoamento dos telefones até à criação do microfone, dos discos e dos gramofones, passando pelo projeto de um novo modelo de tear e de uma aeronave que pudesse decolar e aterrisar na vertical, algo que nem mesmo Júlio Verne teria ousado imaginar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário