Translate 4 Your Language

20.9.10

Em Safed, a Torá Mais Antiga

Meir Karsenti de 80 anos, um gabai (conselheiro) na Sinagoga Abuhav em Safed, estava muito emocionado na semana passada enquanto se preparava para retirar o que se pensa ser o rolo da Torá mais antiga do mundo que ainda pode ser utilizada. "A partir de pesquisas realizadas parece que o rolo foi escrito no século 14 por Isaac Aboab de Castela" disse Karsenti. "Um escriba analisou o rolo há dois anos e confirmou que estão próprios para a leitura.
Existem muitos rolos antigos da Torá em museus, mas não se permite que sejam lidos nas rezas por causa de palavras ou letras apagadas. "Este rolo pode ser lido em uma sinagoga" afirmou ele. Karsenti vem servindo como gabai (conselheiro) para assuntos da antiga sinagoga Abuhav pelos últimos 30 anos, mas nunca ousou tocar no rolo. "É uma tradição da família por causa da sacralidade do rolo", observou ele.

Na semana passada a Torá foi retirada da arca da sinagoga, onde é mantida sob forte esquema de segurança. Os homens da sinagoga realizaram os últimos preparativos antes de retirá-la para o Rosh Hashaná.

O rolo é retirado da arca para ser lido apenas três vezes por ano: Em Rosh Hashaná, Yom Kippur e Shavuot. "Estamos verificando se nenhum dano foi causado ao rolo, que as letras não tenham sido apagadas", disse o chazan Shlomo Hadad. Muitos fiéis e turistas visitam a sinagoga para verem esta Torá nas raras ocasiões em que é retirada. Aqueles com sorte suficiente para serem chamados para ler a Torá devem ser casados e terem se banhado no mikveh naquele dia.
O Rabino Shmuel Eliyahu de Safed disse: "Para nós este rolo é muito especial. Já realizamos testes em conjunto com a Universidade Hebraica e até trouxemos um escriba para verificar o rolo. É, sem dúvida, kasher. O rolo está escrito de uma maneira especial e, portanto, é um grande privilégio tê-lo aqui conosco em Safed."

Isaac Aboab de Castela nasceu em 1433 e estudou filosofia e kabbalah. Não está claro quem o trouxe para Safed e alguns acreditam que foram judeus exilados da Espanha os que trouxeram para a cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário