Translate 4 Your Language

24.11.13

BERESHIT: Assumindo a Responsabilidade

Se a liderança é a solução, qual é o problema? Sobre isso, a Torá não poderia ser mais específica. É a falta de responsabilidade.

Os primeiros capítulos do Gênesis se concentram em duas histórias: Adão e Eva, e Caim e Abel. Cada uma é sobre um tipo específico de falha.

Primeiro a de Adão e Eva. Como sabemos, eles pecaram. Constrangidos e envergonhados, eles se escondem, mas apenas para descobrirem que não podem se esconder de D’us:

O Senhor D’us primeiro chamou o homem: "Onde estás?". Ele respondeu:"Ouvi teus passos no jardim e tive medo, porque estava nu, e escondi-me". E ele disse: "Quem disse que você estava nu? Você comeu da árvore de que te ordenei que não comesses? "O homem disse: "A mulher que você colocou aqui comigo, ela m e deu o fruto da árvore, e eu o comi."Então o Senhor D’us disse à mulher:"O que é isso que você fez" e a mulher disse: "A serpente me enganou, e eu comi." (Gênesis 3: 9-12).

Ambos insistem que a culpa não é deles. Adão culpa a mulher. A mulher culpa a serpente. O resultado é que ambos são punidos e exilados do Éden. Adão e Eva negam a responsabilidade pessoal. Ambos dizem "Não fui eu".

A segunda história é mais trágica. É o primeiro exemplo da rivalidade entre irmãos na Torá que leva ao primeiro assassinato:

Caim disse a seu irmão Abel. Enquanto eles estavam no campo, Caim atacou seu irmão Abel e o matou. Então o Senhor disse a Caim: "Onde está seu irmão Abel?". "Eu não sei", ele respondeu. "Sou eu o guardião do meu irmã o? "O Senhor disse: "O que você fez? Ouça! O sangue do teu irmão clama a mim vindo do chão" (Gn 4: 8-10).

Caim não nega responsabilidade pessoal. Ele não diz: "Não fui eu", ou "Não foi minha culpa." Ele nega a responsabilidade moral. Com efeito, ele questiona por que ele deveria se preocupar com o bem-estar de outra pessoa além dele mesmo. Por que não podemos fazer o que queremos e ter o poder de fazê-lo na República de Platão, Glauco argumenta que a justiça é a que é do interesse do partido do mais forte. O Poder a torna correta. Se a vida é uma luta Darwiniana para a sobrevivência, porque devemos nos restringir para o bem dos outros, se somos mais poderosos do que os outros? Se na natureza não há moralidade, então eu sou responsável apenas para comigo mesmo. Essa é a voz de Caim ao longo dos tempos.

Essas duas histórias não são apenas histórias. Elas são relat&oac ute;rios, no início da história narrativa da Torá sobre a humanidade, de falhas, a primeira moral e a outra pessoal, de assumirem a responsabilidade - e para isso é que a liderança é a resposta.

Há uma frase fascinante na história dos primeiros anos de Moisés. Ele cresce, vai para o seu povo, os israelitas, e os vê trabalhando como escravos. Ele presencia um guarda egípcio espancando um deles. O texto, então, diz: "Ele olhou para um lado e para o outro e não viu ninguém (Ex. 2: 12, vayar ki ein ish, literalmente, viu que não havia nenhum homem)".

É difícil ler isso literalmente. Um canteiro de obras não é um local isolado ou fechado. Deveria ter havido muitas outras pessoas presentes. Apenas dois versos mais tarde descobrimos que havia israelitas que sabiam exatamente o que estava acontecendo. A frase quase certamente signi fica: "Ele olhou para um lado e para o outro e viu que não havia mais ninguém disposto a intervir".

Se isto é assim, então temos aqui o primeiro exemplo do que veio a ser conhecido como a Síndrome Genovese, ou "o efeito espectador", assim chamado depois de um caso em que uma mulher foi atacada em Nova York na presença de um grande número de pessoas que sabiam que ela estava sendo agredida, mas não vieram em seu socorro.

Os cientistas sociais têm realizado muitas experiências para tentar determinar o que acontece em situações como esta. Alguns argumentam que a presença de outros espectadores afeta a interpretação de um indivíduo do que está acontecendo. Quando ninguém tem a iniciativa de ajudar, eles concluem que o que está acontecendo não é uma emergência.

Outros, porém, argumentam que o fator fundamental é a responsabilidade difusa. As pessoas assumem que quando existem muitas pessoas outro vai se apresentar e agir. Essa parece ser a interpretação correta do que aconteceu no caso de Moisés. Ninguém mais estava preparado para vir para ajudar. Quem neste caso iria fazê-lo? Os egípcios eram os feitores dos escravos. Por que eles deveriam correr o risco de salvar um israelita? Os israelitas eram os escravos. Por que eles deveriam socorrer um de seus companheiros, se, ao fazê-lo, estariam colocando a sua própria vida em risco?

Mas Moisés agiu. Mas isso é o que faz um líder. Um líder é aquele que assume a responsabilidade. A liderança nasce quando alguém se torna ativo e não passivo, quando não se espera por alguém para agir, porque talvez não haja mais ninguém, pelo menos não neste lugar, não n este momento. Quando coisas ruins acontecem, alguns olham para o outro ladoOutros esperam pelos outros para que ajam. Alguns culpam os outros por não fazerem nada. Outros simplesmente reclamam. Mas há alguns que dizem: "Se algo está errado, deixe-me ser um dos primeiros a fazê-lo correto". Estes são os líderes. Eles são aqueles que fazem a diferença em suas vidas. Eles são os únicos que fazem o nosso um mundo melhor.

Muitas das grandes religiões e civilizações são baseadas na aceitação. Se há violência, sofrimento, pobreza e dor no mundo, esta é a forma de como o mundo é. Ou, que é a vontade de Deus. Ou, essa é a natureza da própria natureza. E que tudo vai ficar bem num mundo vindouro.

Judaísmo era e continua sendo a grande religião de protesto do mundo. Os heróis da f&eacute ; não aceitaram, eles protestaram. Eles estavam dispostos a confrontar o próprio D’us. Abraão disse: "O Juiz de toda a terra não fará justiça?" (Gênesis 18: 25). Moisés disse: "Por que fizeste mal a este povo?" (Ex. 5: 22). Jeremias disse: "Por que os ímpiosestão à vontade?" (Jeremias 12: 1). É assim que D’us nos quer que respondamos. O judaísmo é o chamado de D’us para a responsabilidade humana. A maior conquista é a de se tornar um parceiro de D’us na obra da criação .

Quando Adão e Eva pecaram, D’us chamou " Onde está você? " Como o rabino Shneur Zalman de Liadi, o primeiro Rebe, destacou, esta chamada não foi direcionada apenas para os primeiros seres humanos. Ecoa em cada geração. D’us nos deu a liberdade, mas com a liberdade vem a responsabilidade. D’us nos ens ina o que devemos fazer, mas ele não faz isso por nós. Com raras exceções, Deus não intervém na história. Ele age através de nós, e não para nós. Sua é a voz que nos diz como Ele disse a Caim antes que ele cometeu seu crime, que podemos resistir ao mal dentro de nós, assim como ao mal que nos rodeia.

Uma vida responsável é a que responde. A palavra hebraica para responsabilidade, achrayut, vem da palavra acher, ou seja, ao "outro“. “Nosso grande Outro é o próprio D’us, conclamando-nos a usar a liberdade que Ele nos deu, para tornar o mundo mais parecido com o mundo que deveria ser”. A grande questão para a qual a vida que levamos é a resposta, é qual é a voz que devamos ouvir? A voz do desejo, como no caso de Adão e Eva? A voz de raiva, como no caso de Caim? Ou a voz de D& rsquo;us conclamando-nos para tornarmos este mundo um mundo mais justo e gracioso?

Bereshit - 28 de setembro 2013/24 Tishrei 5774

Nenhum comentário:

Postar um comentário