Translate 4 Your Language

22.8.11

O SONHO PELA VISÃO DO JUDAÍSMO

Conforme o livro Derech Hashem, do grande rabino e cabalista Chaim Luzzato (1707-1746), durante o sono, a parte mais ativa do corpo é a mente, no campo da imaginação, enquanto o resto do corpo descansa. O sonho é uma experiência da mente. Há diferentes tipos de sonho, sendo o mais básico deles aquele que reproduz temas arquivados no sub-consciente que foram vivenciados durante o dia em vigília. Um sonho comum também sofre influência dos processos naturais do corpo, como a digestão dos alimentos. 


Certa vez, um rei do império romano questionou Rabi Yeoshua, um de nossos Sábios que viveu na época do Talmud: “Consta que vocês (do Povo de Israel) são um povo inteligente. Assim sendo, saberá o Rabi prever com quê sonharei esta noite?”

Rabi Yeoshua retrucou: “Tú sonharás que os persas, teus inimigos, vão te aprisionar e vão te conduzir ao trabalho forçado, e vão te obrigar a levar seus porcos para pastar em uma cama de ouro”. Os romanos eram inimigos dos persas de longa data. Esta informação preocupou tanto o rei romano que à noite, ao deitar-se para dormir, sonhou com isto (Tratado Brachót 56a). 


Algo semelhante ocorreu, envolvendo o Rabi Shmuel e um rei da Pérsia. O nobre desafiou o sábio a revelar o que sonharia naquela noite. Rabi Shmuel, aplicando o mesmo princípio, trouxe à tona um tema que lhe causaria preocupação; e o rei deveras sonhou com o que Rabi Shmuel lhe mencionara (Brachót na continuação).

Outro fenômeno acontece no momento em que a pessoa está dormindo. A alma desconecta-se parcialmente do corpo, e uma parte dela eleva-se e transporta-se para um outro plano. Somente a parte inferior da alma permanece ligada ao corpo. A parte da alma que se desconecta do corpo segue para uma dimensão espiritual, interagindo com seres não-corpóreos. De acordo com a decisão da Autoridade Divina, o contato se dá através de um canal de pureza ou de impureza. Esta é a origem de um outro tipo de sonho. A interação com esses seres espirituais gera o conteúdo do sonho, que passará da parte inferior da alma — que permanece ligada ao corpo — à mente.

As imagens formadas através da intersecção destes dois planos produzirão as mensagens que serão transmitidas à mente durante o sono. Dependendo da força que estiver regendo o caminho da alma dentro do mundo espiritual — de pureza ou impureza — as mensagens recebidas poderão ser verdadeiras ou falsas. A informação contida neste tipo de sonho pode ser abstrata e sem sentido, em virtude da interferência dos fatores mais comuns citados anteriormente — a experiência vivida durante o dia e a atuação dos processos fisiológicos naturais.


Existe também o sonho que revela algo a respeito do futuro. A revelação acontece através da mesma forma de contato com seres não-corpóreos. A mensagem a ser passada pode aparecer de forma oculta ou explícita, segundo a vontade de Deus. Porém, em todos os casos citados, qualquer informação pode misturar-se com imagens vindas da própria mente, e a este fenômeno se referiram nossos sábios no Talmud (Tratado Brachót 55a): “Não existe um sonho que não esteja misturado com alguma informação vã.” Existe um outro tipo de sonho, o mais elevado de todos, que é o sonho profético.
Em resumo:
 
O Marshá — sábio e comentarista do Talmud — explica que existem três tipos de sonhos:

a. Sonhos imaginários, que em geral surgem no princípio da noite, pois, normalmente, a pessoa está preocupada com aquilo que pensou durante o dia;

b. Sonhos que ocorrem através de forças espirituais impuras, surgindo na parte intermediária da noite; em relação a eles está escrito (Tratado Brachót 55a): “A influência que o sonho exercerá na pessoa dependerá de como ele for interpretado”, pois caso ele seja interpretado para o bem, então será de boa influência para a pessoa, e caso seja interpretado para o mal irá exercer influência negativa. Se, no entanto, o sonho não for interpretado, não trará nenhuma influência, e a este caso se referiram nossos sábios (Brachót 55a): “Um sonho não interpretado é como uma carta que não foi lida”;

c. Sonhos com mensagens transmitidas através de seres espirituais puros e elevados, que aparecem na última parte da noite, quando o dia está começando, e quando o sonho é claro — este é um sonho verdadeiro. Em geral, um sonho ruim se traduz em algo bom, e um sonho bom não é tão bom para o sujeito (Tratado Berachót 55a), diferente do que aparenta ser.

Caso tenha sido decretado algum tipo de sofrimento para o indivíduo, devido a algum mérito, ele poderá vivenciar esta dor indiretamente através do sonho, anulando o decreto na vida real. E, ao contrário, caso a pessoa merecesse receber alguma satisfação ou gratificação, talvez por haver cometido algum ato que a desqualificou, ela receberá sua porção de alegria e contentamento durante o sonho, alterando suas perspectivas de sucesso neste mundo.

O objetivo do sonho:

O sonho que revela o que está oculto no sub-consciente traz tudo aquilo que rege os seus pensamentos ao plano consciente. Isto pode ser usado como uma ferramenta para o aprimoramento pessoal. Conforme a passagem de Rabi Yeoshua e o sonho do rei, o sonho é um reflexo das preocupações vividas durante o dia. 

Logo, é possível verificar e retificar o conteúdo de nossa essência através da análise dos sonhos. O sonho que revela algum sinal do que foi selado no futuro pode ter como objetivo despertar o sujeito para que faça uma re-avaliação de sua maneira de agir, aproveitando a chance de cancelar maus decretos e mudar seu destino. Outros sonhos têm o objetivo claro de estimular e fortalecer a pessoa em seu aprimoramento pessoal e crescimento espiritual. [baseado no livro Michtav MeEliahu parte 4, páginas 164-168].


Em relação a estes últimos, está escrito no Zohar (Trumá 142b) que a alma de um justo que já faleceu tem permissão para comunicar os decretos que foram selados para uma determinada pessoa que está viva, durante seu sono. Quando os decretos forem bons, o objetivo é de simplesmente comunicá-los para trazer mais alegria. Porém, quando ruins, o objetivo será alertar a pessoa para que os problemas em questão sejam retificados, e os decretos sejam alterados.

(Extraído do livro ”O Místico” - Shimshon Bisker)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário