Translate 4 Your Language

19.4.11

Pesquisa: 51% Se Opõem Contra a Criação Unilateral de um Estado Palestino

Nova pesquisa realizada pelo ‘Israel Project’ mostra que o apoio a Israel ainda continua forte nos EUA onde 66% dos republicanos e 48% dos democratas são contra a declaração unilateral de um Estado Palestino

A pesquisa nacional incluiu 800 eleitores inscritos dos dois principais partidos. Segundo os dados, 51% dos eleitores dos EUA se opõem à declaração unilateral de um Estado palestino antes que seja assinado um tratado de paz com Israel e 54% acreditam que sem um acordo de paz, os Estados Unidos não devem reconhecer um Estado palestino.

Também os líderes dos partidos Democrata e Republicano manifestaram oposição a uma declaração unilateral de independência por parte da Autoridade Palestina: Susan Rice que é a embaixadora dos EUA na ONU disse esta semana ao Comitê de Relações Exteriores que "as difíceis questões entre israelenses e palestinos só podem ser resolvidas através de negociações diretas entre as partes, e não em Nova York" referindo-se ao local da sede da ONU.

A presidente do Comitê Republicano Ileana Ros-Lehtinen acrescentou: "Peço que os EUA faça tudo o que puder para garantir que o lobby palestino não ganhe status de membro na ONU antes da negociação de uma paz verdadeira com o nosso aliado Israel".

Falando sobre a declaração teórica de um Estado palestino, Jennifer Laszlo Mizrahi, fundadora e presidente do ‘Israel Project’ afirmou: "Muitos americanos acham que o problema não é o território, mas sim a cultura do ódio que incentiva para que jovens palestinos cometam atos de terrorismo contra civis israelenses. Eles não conseguem enxergar que é uma declaração vazia a de que um Estado Palestino poderia trazer a paz, e isso não acontecerá antes que o ódio acabe. "Relações entre os israelenses e os palestinos são muito complicadas, como fontes de energia compartilhadas, água, segurança e questões relativas aos refugiados que afetam ambos os lados" ela acrescentou. "Estas questões devem ser resolvidas antes que haja a paz. É vital resolver todas as questões pendentes para a satisfação de ambos os lados e que haja o respeito mútuo e segurança".

Segundo a pesquisa 61% dos eleitores dos EUA disseram que Israel está fazendo esforços para a paz, enquanto 53% acreditam que os palestinos "fazem pouco" ou "nenhum" esforço. "Há uma percepção clara de que os palestinos não estão se empenhando em direção a um acordo de paz real", Neil Newhouse do grupo de pesquisas bipartidário afirmou.

Além disso, a pesquisa do ‘Israel Project’ concluiu que neste momento em que a turbulência política agita o mundo árabe 58% dos eleitores americanos acham que os Estados Unidos devem apoiar Israel - um aumento de sete pontos percentuais em relação ao mês de janeiro. A pesquisa também constatou um aumento de sentimentos positivos em relação a Israel - e de sentimentos negativos em relação aos palestinos.

"A instabilidade na região e os acontecimentos recentes em Israel tem por consequencia um aumento de apoio ao Estado de Israel entre o eleitorado americano" relatou Stanley Greenberg, diretor do grupo de pesquisas bipartidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário