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4.8.11

MITOS NO JUDAISMO

1) É proibido realizar transfusão de sangue de acordo com o judaísmo.

Falso:
É 100% permitido de acordo com o judaísmo realizar a transfusão de sangue. Além disso, qualquer procedimento necessário para salvar uma vida é permitido.
2) Mau Olhado tem efeito.

Verdadeiro:
O Talmud explica que quando alguém cobiça aquilo que é do outro, a inveja é lançada à vítima, através de forças imperceptíveis a olho nú. Muitas vezes, estas forças podem fazer com que o objeto da inveja sofra algum dano. Rezar para Deus pedindo que a inveja não lhe afete é um remédio efetivo, já que não existe nenhuma força além da força Divina. Deus criou o mundo estabelecendo regras para gerar uma determinada ordem. E todas essas regras podem ser alteradas por Aquele que as gerou. No entanto, por precaução e consciência, melhor mesmo é não ostentar, e tentar não tornar público todos os seus louros. Por um lado, existe a ‘honra’ do reconhecimento de seus atributos e conquistas; mas por outro aqueles que não conseguem ficar felizes com a alegria alheia irão lançar seus maus olhares. O Talmud vai mais além e atesta que a maioria das pessoas morrem antes do tempo devido ao mau olhado. Aconselha-se que todos, portanto, devem comportar-se com muita modéstia, sem provocar o sofrimento em seus semelhantes exibindo suas qualidades ou aquisições materiais. Também aconselha a ajudar ao próximo e preocupar-se com seu semelhante como uma forma de proteger-se do mau olhado, já que aquele que deseja o bem estar dos seus semelhantes também terá seu próprio bem-estar protegido!

** símbolo "chamtza"

3) O divórcio é permitido pela Torah.

Verdadeiro:
O divórcio é permitido. Inclusive a Ketubá (documento assinado pelo noivo ao casar-se) traz todos os compromissos e deveres a serem assumidos pelo noivo perante a noiva, e, para o caso de divórcio, já inclui o valor da indenização monetária. Diz a Torah de forma metafórica que Deus derrama lágrimas no momento do divórcio. Ou seja, trata-se de um momento triste; porém é totalmente permitido e será realizado nos casos em que se faça necessário.
 

4) É perfeitamente aceitável comer kasher em casa; e manter o hábito comer peixes que sejam kasher preparados em restaurantes ou outras cozinhas não-kasher quando se está fora de casa.
Falso: A pessoa que está em processo de tshuvá (retorno ao judaísmo) será sempre uma excessão, já que tudo o que ela começa a cumprir faz parte de um processo a ser alterado progressivamente, e com o tempo. Mas, uma pessoa que tem essa máxima como princípio está totalmente equivocada. Nem todos os peixes são kasher, somente aqueles com barbatanas e escamas. Além da seleção do próprio peixe, existe o problema da panela na qual se está cozinhando, pois nela também cozinha-se carne não-kasher, camarão, lagosta, frutos do mar em geral, e derivados do leite. Ou seja, os utensílios que serão utilizados no preparo deste peixe serão completamente taref (não-kasher), o que transforma a comida em um prato também não-kasher. Um adendo, para quem ainda não sabe: O peixe utilizado no preparo do Mc Fish é um sem escamas, portanto trata-se de um peixe que não é kasher.
** O Mc Fish tem em sua composição o peixe Hoki (macruronus novaezelandiae) Blue Hake que não é Kasher e também leite (onde o peixe é também preparado junto com carne)

**foto do peixe Pintado

Peixes casher: Abrotea, anchôva, arenque, atum, bacalhau, badejo, barbado, betara,bonito, cambucú, cará, carpa, castanha, cavala, cavalinha, cherne, corimbatá, corvina, dourado, garoupa, gordinho, haddock, lambari, linguado, mandi, manjuba, merluza, mero, namorado, oliete, pargo, pescada (amarela, branca, do sul, inglesa, maria mole), piaú, porquinho, robalo, salmão, salmonete, sardinha, serra, sororoca, tainha, tilápia, tortinha, traíra, trilha, truta, etc.
Peixes não-casher: Anjo, bagre, cação, caçonete, enguia, manchote, moréia, peixe-espada, peixe-porco, peixe-serra, pintado, polvo, raia, viola, vongole, etc, e todos os frutos do mar (camarão, ostras, siri, lagosta, etc). Mamíferos cetáceos como golfinhos, botos e baleias, também são proibidos.

*fonte KasherBrasil


5) Posso não ser religioso, mas mesmo assim cumpro com os Dez Mandamentos.

Falso e Verdadeiro:
Mesmo aquele que se define como religioso terá suas dificuldades em cumprir com os Dez Mandamentos à risca. Pode ser que alguém consiga, porém em geral é muito difícil. Poucos de nós sabemos realmente quais são os Dez Mandamentos. Entre eles está: Cumprir Shabat (à risca); não adulterar; não cobiçar a mulher do outro, nem desejar um bem material do próximo; respeitar os pais ao extremo. Quanto aos outros — não roubar, não matar, não idolatrar — a maioria cumpre, em linhas gerais. Mas, ao pé da letra, ‘não roubar’ inclui também: não roubar a intimidade do outro; não olhar dentro das casas das pessoas; não ler cartas que não lhe foram endereçadas; não bisbilhotar as minúcias da vida alheia; não perturbar o sono do próximo; e por aí vai. E ‘não matar’ inclui : Não envergonhar alguém em público; e não difamar, já que com isso estará ‘matando’ a reputação da outra pessoa, exterminando sua persona pública.
6) Pela Torah, é proibido fazer uma plástica ou realizar qualquer operação com fins estéticos.

Falso: É permitido, desde que não coloque em risco a vida da pessoa em questão. Como todo procedimento operatório oferece um determinado perigo, cada caso deve ser analisado separadamente e aconselha-se uma consulta com um rabino que seja perito na halachá (lei judaica).
 

7) Ir à praia, aproveitar o sol, entrar no mar, e ter contato com a natureza são considerados perda de tempo, e deve-se evitá-los.
Falso: Alguns rabinos da época do Talmud tinham o costume, todas as sexta-feiras antes do Shabat, de ir às casas de banho com águas termais em Tibérias, para banhar-se, relaxar, e preparar-se fisicamente para o dia santo. Um grande rabino de Israel, com quase cem anos de idade, pede a seus ajudantes que o levem até uma praia deserta, para que possa tomar um banho de mar, e aproveitar os efeitos benéficos do sol. A troca que realizamos com os elementos da natureza é vital para o nosso bem estar.
 

8) Um judeu que trabalha com jóias não deve vender a mercadoria a um cliente que notoriamente as utilizará para adornar um objeto ligado à idolatria.

Verdadeiro:
É proibido vender ou extrair benefício de qualquer transação comercial cujo produto será utilizado para praticar idolatria. Há uma famosa história na qual um grande rabino, que já não podia ter filhos, começou também a passar dificuldades financeiras. Após muitas rezas, encontrou uma pedra preciosa de tamanho bem grande. Ao tomar conhecimento do fato, o rei anunciou que compraria a pedra por um valor alto. Ao saber que a intenção do rei era cravá-la no olho de uma estátua, o rabino recusou vende-la. O Rei dobrou, e depois triplicou sua oferta — sem êxito. Ao ser ameaçado de morte, o rabino declarou que aceitaria realizar a transação em alto-mar, dentro de um barco. Negociou então uma determinada soma de dinheiro, e ao tomar a pedra em suas mãos para mostrar ao enviado do rei, forjou um tropeço, lançando a pedra ao mar. Ali terminava sua chance de alcançar a tão sonhada tranquilidade financeira. Nesta mesma noite, ele teve um sonho. Lhe foi revelado que, pel o mérito de haver decidido abrir mão de uma pedra preciosa para cumprir com tanto afinco um mandamento da Torah, receberia sua recompensa com um diamante de outra forma. Seria concebido através dele e de sua esposa um grande gênio da Torah, que brilharia muito mais que esta pedra, e para toda a eternidade. Um ano depois, nasce Rashi — o comentarista mais importante da Torah e do Talmud até os dias de hoje.

**wikipedia: His fame later made him the subject of many legends. One tradition contends that his parents were childless for many years. Rashi's father, Yitzhak, a poor vintner, once found a precious jewel and was approached by non-Jews who wished to buy it to adorn their idol. Yitzhak agreed to travel with them to their land, but en route, he cast the gem into the sea. Afterwards he was visited by either a Bath Kol (Heavenly voice) or the prophet Elijah, who told him that he would be rewarded with the birth of a noble son “who would illuminate the world with his Torah knowledge.”

** foto alusão ao pecado do bezerro de ouro

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