Translate 4 Your Language

19.4.11

OS SEGREDOS DE PESSACH

Rabino Ilan Stiefelmann

 
Recentemente fui visitar um conhecido em sua residência. O papo foi tão agradável que o anfitrião sugeriu selar a visita com um brinde de “Lechaim” – “à vida!”- e trouxe um whisky premium, amadurecido em 12 anos. Infelizmente, mesmo sendo Kasher tive de recusá-lo, ao saber que tinha sido adquirido antes do último Pessach.

Gostaria de compartilhar com vocês a explicação deste impasse bem como de sua solução.

A explicação:
Durante Pessach somos proibidos de consumir Chamêts, ou seja, qualquer produto levedado ou fermentado (pão, massa, biscoito, cerveja, vodka, whisky...). Porém há um detalhe não tão conhecido: também somos proibidos de possuir em nossos domínios qualquer alimento que contenha Chamêts; caso isso ocorra, este produto jamais poderá ser consumido!

A solução:
Até a Idade Média, na véspera de Pessach as comunidades judaicas liquidavam com todo o Chamêts, consumido-o até o fim e doando o resto para não-judeus. Porém isso acarretava um grande prejuízo principalmente para os donos de mercados e restaurantes Kasher. Nossos sábios encontraram então uma saída: basta antes de Pessach vender todo o Chamêts a um não-judeu, sobre o qual não recaem as proibições da posse de Chamêtz em Pessach, e recomprar tudo após o encerramento da Festa.

Vale frisar que esta venda é efetiva e durante todos os dias da Festa de Pessach, o Chamêts (mesmo que se encontre físicamente na casa ou estabelecimento do vendedor) passa a ser de propriedade do comprador, e só volta ao domínio do seu dono original ao ser recomprado após o encerramento de Pessach.

Por se tratar de uma operação complexa e repleta de minúcias, hoje em dia delegamos poderes a um rabino competente para realizar a transação em nosso interesse.

Clique aqui
:
(
https://lubavitchcopacabanaorg.clhosting.org/templates/articlecco_cdo/aid/1480691/jewish/Venda-Chamets-ONLINE/lang/pt ) e preencha já sua procuração on-line. Você estará cumprindo esta grande Mitzvá com muita comodidade!
Pessach Kasher Vesameach!

Nenhum comentário:

Postar um comentário