Translate 4 Your Language

13.5.11

Quantos Judeus Celebram o Pessach com Seder?

Números divulgados pelo Escritório Central de Estatísticas de Israel revelam que somente 22% dos judeus seculares não comeram alimentos fermentados durante o período de Pessach. Sessenta e três por cento acredita que a influência da religião se tornou mais forte nos últimos anos. 
 
Dados divulgados na semana passada pelo Escritório Central de Estatísticas mostram que a maioria dos israelenses seculares e tradicionais celebra o Seder de Pessach. Segundo uma pesquisa social, 82% dos seculares celebram o Seder, assim como 93% daqueles que se definem como "tradicionais, mas não tão religiosos" e 98% daqueles que se definem como "religiosos tradicionais".

No entanto, comer comida kasher de Pessach não é tão popular como a celebração do Seder. Noventa por cento dos "religiosos tradicionais" são estritos e não comem chametz (alimentos fermentados) durante o período, enquanto que apenas 68% dos "tradicionais, mas não tão religiosos" e 22% dos judeus seculares fazem o mesmo.


A pesquisa também analisou a percepção que os israelenses têm sobre a natureza da sociedade. Oitenta por cento acreditam que a religião tem uma forte influência sobre a vida no Estado de Israel, e 63% consideram que a influência da religião se tornou mais forte nos últimos anos (62% dos religiosos, seculares e seculares tradicionais e 60% dos haredim). 

Mais da metade da população judaica (58%) considera que as relações entre os grupos religiosos e seculares não são boas. Os seculares têm esse sentimento mais forte do que os dos tradicionais, religiosos e haredim (67% contra 56%, 43% e 41%, respectivamente). 

Cerca de um quarto (27%) da população religiosa acha que a área residencial em que moram tem se tornado mais religiosa nos últimos anos. Cinqüenta e nove por cento acham que a sua área residencial não se alterou, enquanto que 6% acham que sua área se tornou menos religiosa. 

Metade dos moradores de Jerusalém diz que sua vizinhança se tornou mais religiosa, em comparação com 22% dos habitantes de Tel Aviv, 23% dos de Haifa e 18% dos moradores de Rishon Lezion. Em geral, cerca de metade da população judaica (49%) procura viver em uma área com um nível de religiosidade semelhante à sua. 

Cinqüenta e sete por cento dos judeus de Israel são a favor da separação da religião do Estado. 77% dos judeus seculares apóiam esta separação enquanto que o apoio é significativamente menor entre os religiosos (23%) e judeus ortodoxos (14%). 

A maioria da população judaica (64%) gostaria que os restaurantes, cinemas e bares permanecessem abertos no Shabat, 62% gostariam que eventos esportivos fossem realizados no Shabat (89% dos seculares) e 53% são a favor da disponibilidade de transporte público no Shabat.

Nenhum comentário:

Postar um comentário