Translate 4 Your Language

15.2.11

De Prima

Há três meses atrás, li um uma frase que me chamou a atenção. Primeiro porque estava na língua que originalmente foi falada, o francês, segundo, pelo jogo de palavras.

Eis a tal: "L'Équipe Prime Sur L'Idée Et Ce Qui Prime Dans L'Équipe C'Est Le Esprit." (A equipe prima pela ideia e o que prima pela equipe é o espírito). Não, não foi o editor-chefe do diário esportivo francês L'Équipe que disse isso, e sim o executivo Jacques Fouchier, do conglomerado financeiro BNP-Paribas, dono da marca Cetelem que o mesmo Fouchier fundou. Através da empresa paulistana VegaNet (chamada carinhosamente de Vega) trabalhava para eles até o início desse mês, antes de ser transferido.

Enfim, no departamento de recursos humanos de qualquer empresa há múltiplas frases motivadoras espalhadas pelo escritório. Essa aí não é diferente. Mas, brincando com a frase, tudo que prima por algo é interessante, e se algo é de prima, é melhor ainda.

A frase me lembra um filme que assisti, há anos atrás, onde tinha um personagem, Alex Perchov, que tudo para ele, se fosse americano, era de prima. O basquete, Michael Jackson, tudo. O protagonista, Jonathan Safran Foer (escritor, interpretado por Elijah Wood, de "O Senhor dos Anéis) era judeu e colecionador de coisas de família, e prometeu para o avô, Safran Foer, já falecido, que iria a cidade fantasma de Trachimbrod, na Ucrânia, coletar mais itens da sua família.

O filme em si, é maravilhoso, é uma história de vida, mas claro, regado a muita comédia por parte de Perchov e Foer. De prima. E o que prima algo para ser de prima, sendo filho do tio, pai de uma bonita prima que rima com laranja-lima? Boa pergunta. O importante, assim como o espírito prima pela equipe, é saber qual é a essência desse espírito e por qual equipe essa ideia é aproveitada.

Jacques Fouchier não disse essa frase só porque teve uma boa ideia ao acordar, mas foi pela força de onde trabalhava, o primeiro banco privado da Zona do Euro. Como ele mesmo disse, tudo prima por algo. Tudo evolui, tudo se torna síntese de tudo, nada e ninguém é insuperável.

Pensar é de prima. Amar é de prima. Viver é de prima. O que prima pelo pensamento é a curiosidade. O que prima pelo amor é a emoção. O que prima pela vida são as bênçãos de D-us. Não importa se é francês ou paulista. Se comunicar é de prima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário