Translate 4 Your Language

20.9.10

CHÁVEZ E OS JUDEUS DA VENEZUELA

“Uma reunião extraordinária”. Assim, definiu o presidente Hugo Chávez a reunião que manteve com a comunidade judaica da Venezuela, no Palácio de Miraflores, às vésperas do Iom Kipur (Dia do Perdão), ponto alto do calendário judaico. O encontro objetivou celebrar o início do ano novo judaico, motivo pelo qual o presidente Chávez fez questão de receber a comunidade e saudar através dos membros da Junta Diretiva da Confederação de Associações Israelitas de Venezuela (CAIV), toda a comunidade judaica do país. O chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que também participou da reunião, destacou que “o principal desse encontro é que ele foi permeado por um espírito de entendimento e irmandade”.

Rabino Isaac Cohen junto ao presidente venezuelano Hugo Chávez.
Após o encontro com o chefe de Estado, o presidente da CAIV Salomón Cohen Botbol explicou  que  como venezuelanos judeus, manifestaram ao presidente sua profunda preocupação pelas inúmeras expressões anti-judaicas difundidas nos meios de comunicação oficiais e afins do Governo. “Temos sofrido as consequências negativas que tais expressões de ódio trazem consigo, e como podem vir a afetar a segurança e integridade das instituições e membros da comunidade venezuelana judaica”, expressou Cohen Botbol após a audiência. A comunidade judaica solicitou formalmente ao presidente sua intervenção para deter essas expressões e reiterou seu desejo em no restabelecimento das relações diplomáticas entre Venezuela e o Estado de Israel.

Os dirigentes comunitários mostraram-se mito felizes pela demonstração que o presidente Chávez deu, ao recebê-los, sobretudo nessa ocasião, quando judeus de todo o mundo se preparavam para o Iom Kipur e pelo convite ao diálogo que, certamente,"trará resultados positivos e em benefício da convivência, da paz", afirmaram eles.

Vale ressaltar que a presença judaica na Venezuela remonta ao século 18, e desde então, várias gerações de venezuelanos judeus tem contribuído e seguem fazendo isso, contribuindo com orgulho para o desenvolvimento do país.


Nenhum comentário:

Postar um comentário