Translate 4 Your Language

6.10.10

Justiça da Itália permite que ex-nazista saia às ruas de Roma; judeus protestam

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A comunidade judaica italiana expressou revolta e indicou que deve pedir explicações ao ministro da Justiça após um tribunal conceder ao ex-nazista Erich Priebke, 97 --condenado à prisão perpétua pelo massacre de 335 civis na Itália-- o direito de sair às ruas todos os dias para atividades pessoais.

De acordo com o advogado do ex-capitão da SS, Paolo Giachini, a licença foi concedida para que Priebke possa realizar "necessidades indispensáveis para sua vida", como fazer compras e ir à missa, desde que informe a polícia antes de sair e esteja sempre sob vigilância.

Judeus italianos classificaram a decisão como uma "desgraça nacional".



Efe
Condenado à prisão perpétua domiciliar pelo massacre de 335 civis, o ex-nazista Erich Priebke sai às ruas de Roma
Condenado à prisão perpétua domiciliar pelo massacre de 335 civis, o ex-nazista Erich Priebke sai às ruas de Roma

Ricardo Pacifici, presidente da comunidade judaica de Roma, exigiu que o ministro da Justiça revogue os privilégios e rejeite qualquer tentativa de suavizar a pena do condenado.

"Mandaremos uma proposta formal ao ministro de Justiça italiano, Angelino Algano, para que nos explique se é possível que se possa conceder estas possibilidades em nosso Estado de Direito, porque temos sérias dúvidas de que seja este o caso", disse.

As notícias publicadas pela imprensa italiana ganharam o mundo e despertaram a ira até da comunidade judaica nos Estados Unidos.

"Os sobreviventes do Holocausto ficaram chocados e desacreditados ao verem as notícias de que um nazista assassino condenado tem permissão para fazer compras e outros passeios embora tenha sido sentenciado à prisão perpétua por seus crimes", disse Elan Steinberg, do Grupo Americano dos Sobreviventes ao Holocausto".
 
ENTENDA

Condenado à prisão perpétua pelo morte de 335 civis italianos no dia 24 de março de 1944 --conhecido como o massacre das Fossas Ardeatinas-- Priebke cumpre a sentença em sua casa devido aos 97 anos de idade.

Os mortos eram em sua maioria presos de guerra e ao menos 75 judeus escolhidos aleatoriamente. Todos foram fuzilados pelos nazistas em reação à morte de 33 soldados alemães na região.

O ex-capitão nazista fugiu da Itália para a Argentina, onde foi encontrado em 1984, em Bariloche. Extraditado pelo governo argentino para Roma, Priebke foi julgado e sentenciado à prisão perpétua no dia 7 de março de 1998.

(Fonte: Folha OnLine)

"E ainda dizem que Cesare Battisti é bandido. E Priebke? Amigo de quem? Que feio, hein, Italia! Ainda bem que saíram da copa na primeira fase. Priebke não deve viver muito, não só pela idade, mas, pelo que fez. Jamais esqueceremos!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário