Translate 4 Your Language

18.8.11

Pianista que une árabes a judeus através da música proposto para Nobel da Paz

O pianista e regente argentino de origem israelita Daniel Barenboim será proposto para o Prêmio Nobel da Paz pelo trabalho desenvolvido no Médio Oriente, anunciou a Academia Argentina de Letras, que se junta a instituições promotoras da iniciativa. A proposta será formalizada no próximo dia 17 de agosto, na sede da Academia, em Buenos Aires, de acordo com o comunicado publicado na página da Academia na Internet.

Na base da proposta está o projeto Orquestra West-Eastern Divan, que junta músicos árabes e israelitas. A orquestra foi criada em 1999, com o ensaísta e professor de origem palestina Edward Said, já falecido, quando ambos estabeleceram um "workshop" para jovens músicos oriundos de Israel, dos territórios palestinos ocupados e de outros países árabes, com o objetivo de promover "a convivência" entre eles e "o diálogo intercultural".


"Esta orquestra leva a mensagem que temos de nos habituar a viver juntos", disse o Daniel Barenboim há um ano, durante uma visita à Argentina. "Este maldito conflito não é militar, nem político", prosseguiu o regente durante a atuação da West-Eastern Divan na capital argentina. "É um conflito humano de dois povos que estão profundamente convencidos de ter o direito de viver no mesmo pedaço de terra. É muito difícil resolvê-lo". 

O nome da Orquestra West-Eastern Divan tem origem numa coletânea de poemas do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, "West-Eastern Divan", publicada em 1819 pelo expoente do Romantismo. A obra transformou-se rapidamente numa referência do conceito de cultura global e do mapa europeu da época, quando se tornava evidente o desmembramento do Império Otomano e a miscigenação cultural resultante de séculos de conflitos e de convivência. 

"A razão pela qual nomeamos assim a orquestra, advém do fato de Goethe ter sido um dos primeiros alemães a interessar-se genuinamente por outros países – começou a aprender árabe quando tinha mais de 60 anos", disseram Barenboim e Said quando da apresentação do projeto, em 2000. "A West-Eastern Divan não é apenas um projeto musical, mas também um fórum para o diálogo e reflexão sobre o conflito israelo-palestino".

Nenhum comentário:

Postar um comentário