Existe uma história no Zohar sobre dois homens em um lago, remando em um pequeno barco. Sem qualquer aviso, um deles começa a fazer um furo no fundo do barco. O outro homem grita: “O que você está fazendo?”. E o primeiro responde: “Por que você está tão preocupado? Estou furando só o meu lado do barco!”
Embora essa resposta pareça absurda, a história ilustra o que acontece quando não enxergamos a figura maior, a forma como nossas ações afetam o nosso entorno. A consciência humana influencia diretamente o mundo físico em que vivemos. Isso significa que o “pensamento poluído” causa poluição física.
A água é um exemplo básico disso. Conforme descrito no Livro de Gênesis, a água era um agente de cura maravilhoso, e beber água removia todas as impurezas do corpo humano. Mas por causa da disseminação do egoísmo e da negatividade, ocorreu o Grande Dilúvio, e a partir de então a água perdeu a maior parte do seu poder de promover saúde e prolongar vidas. Recentes descobertas científicas confirmam os antigos ensinamentos kabalísticos de que a água reflete a consciência coletiva. Leve isso em consideração após ler as mais recentes manchetes.
Tudo de bom,
Yehuda
Nenhum comentário:
Postar um comentário