Na noite da próxima segunda, a páscoa judaica começa. Mas, não vai começar somente a páscoa judaica, e sim um período de profunda reflexão para os judeus, que é o período (Contagem) do Ômer.
O primeiro dia do Ômer é na segunda noite de Pessach e vai até a véspera de Shavuot (festa das semanas/colheita), ao todo são 50 dias. Sim, são 50 dias de pura reflexão. Os primeiros 33 dias da Contagem do Ômer marca o luto absoluto pela morte de muitos discípulos de um dos maiores sábios judeus, o Rabino Akiva, que morreram vítimas de uma forte praga, e bem nesse trigésimo-terceiro dia da Contagem, o Rabino Shimon Bar-Yochai, autor do principal livro da Kabbalah, o Zohar, também morre e a praga cessa.
No momento de sua partida ele disse aos seus discípulos: "Não quero que meu funeral seja triste. Tem que ter alegria!". Sendo assim, mesmo nesse período, o Lag B'Ômer, aniversário da morte de Rabi Shimon Bar-Yochai, é motivo de muita alegria principalmente para os judeus, embora tamanha reflexão nessas horas. Os outros 17 dias, o luto cessa também, entretanto, o cuidado continua. A Contagem do Ômer não é tão pesada quanto o período de Teshuvá, no início do ano, porém, possui características em comum. Sem contar que, dentro da Contagem, é observado o Yom HaShoah (Dia em memória das vítimas do Holocausto) e é comemorado a Independência do Estado de Israel.
Religiosidade a parte, essa Contagem, nesse ano, é especial. Além de ser a terceira contagem que estou acompanhando como Judeu, é o período de balanço sobre tudo o que eu fiz nas primeiras duas décadas da minha vida, afinal, nos dias 19 de Junho e 07 de Tammuz, completo 20 anos de idade, e essa contagem, promete ser pra lá de especial.
Durante esses dias, vou postar uma nova série no blog, o "Lyrics & Opinion" (Letras e Opinião), onde grandes singles que me marcaram, terão suas letras e minha interpretação, e vou explicar o por quê de tudo aquilo.
Aos leitores, desejo-lhes um Chag Pessach Sameach (Feliz Páscoa), e se preparem, vocês irão rever os conceitos de muitas canções...!
Nenhum comentário:
Postar um comentário