Israel e a Agência Espacial Européia Assinam Acordo Revolucionário
O primeiro acordo desse tipo de cooperação em pesquisas e exploração espacial foi assinado entre o Governo do Estado de Israel e a Agência Espacial Européia – (European Space Agency = ESA). A cerimônia de assinatura foi realizada como parte da Sexta Conferência Internacional Ilan Ramon. Ilan Ramon foi o primeiro astronauta de Israel e morreu na explosão da nave Columbia. A sua viúva Rona assistiu a cerimônia.
A vice-administradora da NASA, Lori Garver, participou da cerimônia e relacionou a questão de se um astronauta de Israel seria algo que devemos esperar para se ver no futuro próximo. Garver também foi questionada sobre o Capitão da Marinha dos EUA o Astronauta Mark E. Kelly que é marido da deputada Gabrielle Giffords.
"Este é um passo adicional para a pesquisa e desenvolvimento em conjunto como um todo e para pesquisa espacial em especial, que está sendo fortalecida e intensificada com os países europeus e que permitirá a expansão da cooperação científica e econômica com este continente de países importantes" disse o Dr. Tzvi Kaplan que é o diretor-geral da Agência Espacial de Israel.
"Esse acordo constitui um reconhecimento internacional do Estado de Israel como uma potência espacial" afirmou o ministro da Ciência, Daniel Hershkowitz, que participou do ato da assinatura.
O documento é o compromisso que Israel e Europa irão trabalhar juntos em determinadas áreas, em especial na engenharia espacial e exploração do espaço. Também foram incluídas as tecnologias espaciais como nano satélites, a observação da Terra - incluindo o monitoramento da contaminação do meio ambiente e os desastres naturais - e pesquisas sobre a micro gravidade.
Em termos práticos o acordo vai facilitar o intercâmbio de cientistas, engenheiros e informações entre as duas agências espaciais, e também resultará em reuniões conjuntas e a intensificação da comunicação. Esse acordo é similar aos acordos já assinados entre Israel e as agências espaciais francesa e italiana.
A Agência Espacial Européia (ESA) é composta por 18 países da Europa que tem um programa de colaboração conjunta em pesquisas e desenvolvimento de programas para a ciência espacial, com um orçamento anual de cerca de 4 bilhões de euros. A ESA está na vanguarda da Europa e é a principal executora de grandes projetos espaciais voltados para o desenvolvimento das capacidades espaciais da Europa para assegurar a continuidade de investimentos em pesquisas espaciais e promover e prover benefícios para os povos europeus e para o mundo. A ESA e a UE colaboram em dois projetos conjuntos: o "Galileo" e o "Projeto GMES – Global Monitoring for Environment and Secutiry (Monitorização Global do Ambiente e Segurança" que foram criados para o fornecimento de informações precisas e em tempo hábil para um melhor gerenciamento do meio ambiente, para entender e mitigar os efeitos das alterações climáticas e garantir a segurança civil.
(Fonte: Notícias da Rua Judaica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário