Translate 4 Your Language

5.9.10

A FORÇA DA ROMÃ

Às vésperas do Ano Novo judaico, nada melhor do que falar de uma fruta que simboliza, em Israel, a festa do Rosh Hashaná: a romã.

Depois de 12 anos de estudos, pesquisadores israelenses do Hospital Rambam, em Haifa, descobriram recentemente que comer romã faz bem à saúde: ajuda a evitar ataques do coração e derrames.
Quer dizer: a romã, além de simbólica, também é medicinal. Não é à toa, então, que a fruta está ligada à saúde em várias culturas.

Para os gregos, por exemplo, era associada à fecundidade e também à riqueza. No Velho Testamento, também está associada às paixões. Seria um afrodisíaco.

Os médicos sugerem tomar todos os dias meio copo de suco da fruta, que também teria o poder de previnir o câncer e evitar o envelhecimento, além de enriquecer o corpo com minerais, vitaminas e ferro.

Quem preferir, pode comer meio copo de sementes de romã (uma delícia com um pouco de mel em cima). Aliás, prefiro mesmo comer as sementes (acho o suco meio amargo). É gostoso também espalhar sementes de romã em cima de saladas e outros pratos. Dá um gosto especial e é crocante.

Não entendo nada de enzimas, mas ao que parece, a romã eleva o nível de uma enzima produzida no fígado e previne arteriosclerose. Enfim, ajuda a desentupir os vasos sanguíneos bloqueados.

Outras frutas mediterrâneas, menos comuns no Brasil, que teriam o mesmo efeito são a murta e a alfarroba.

Tudo isso para desejar a todos um feliz 5771. De alegrias, saúde, prosperidade, riqueza e, claro, muitas paixões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário