Translate 4 Your Language

1.6.10

Israeli Cool Facts

Israel 2010: 42% dos judeus são seculares

O Escritório Central de Estatísticas publicou relatório que mostra que 52% dos homens haredi(ortodoxos) trabalham e que 88% dos judeus israelenses declaram estarem satisfeitos com suas vidas.

O Escritório Central de Estatísticas divulgou no domingo que 8% da população judaica de Israel se auto-define como haredi, 12% como religiosa, 13% como religioso-tradicional, 25% tradicionais e 42% como seculares, numa escala decrescente de religiosidade.

Os dados são do levantamento geral anual realizado para a CBS, que fornece informações sobre as condições de vida da população de Israel. Para essa pesquisa cerca de 7.500 pessoas acima de 20 anos de idade foram entrevistadas por todo o país.
Entre a população judaica a porcentagem de judeus ortodoxos é maior entre os jovens. Na faixa etária de 20 a 29 anos cerca de 14% se definem como haredis, em comparação com apenas 2% entre aqueles com mais de 65 anos. A percentagem dos que se definem como religiosos ou religioso-tradicionais é semelhante para as duas faixas etárias. Cerca de 38% na faixa etária entre 20 a 29 anos se definem como seculares, em comparação com 43% entre aqueles com 65 anos ou mais. Entre os judeus não há grande diferença no nível de religiosidade entre homens e mulheres.


A maioria dos haredim trabalha

Após debates relacionados à porcentagem de judeus ortodoxos que trabalham, o relatório da CBS mostra que a maioria (52%) dos judeus ortodoxos trabalha. Entre os judeus em idade ativa (25 a 54 anos) cerca de 93% dos homens seculares trabalham, assim como 91% dos que se definem como tradicionais, 94% como religiosos e 52% como judeus ortodoxos. Entre as mulheres em idade de trabalhar participam 88% das que se definem como seculares, 80% como tradicionais, 83% religiosas e 61% das mulheres haredi.
Entre os casais judeus em 61% dos casos ambos os parceiros trabalham, e, em 28% somente trabalha um dos cônjuges, geralmente o homem (em 66% dos casos). Em 6% nenhum deles trabalha. Na população secular 71% os dois parceiros trabalham e, em 22% só trabalha um deles, geralmente o homem (75%).
Entre a população haredi 19% ambos trabalham, e em 54% dos casais só trabalha um - geralmente a mulher (60%). Em cerca de 25% dos casos nenhum dos dois trabalha.

Entre a população árabe em 20% dos casais ambos trabalham, e em mais da metade dos casais (58%), apenas um trabalha, geralmente o homem (94%). No caso de 20% dos casais nenhum trabalha.


Um Quinto de Mizrahim são Seculares

Cerca de 60% dos judeus com idade de 20 anos ou mais nasceram em Israel e 40% no exterior. Cerca de 58% dos seculares ou tradicionais; 61% dos religiosos e 82% dos judeus ortodoxos nasceram em Israel.

Cerca de 36% dos judeus seculares são de descendência européia (não incluindo aqueles que chegaram de países da ex-URSS a partir de 1990) ou norte-americana, 23% são da ex-URSS que chegaram a partir de 1990, 23% já são, pelo menos, de segunda geração nascidos em Israel e apenas 19% são de origem asiática ou africana.

Entre os judeus ortodoxos, cerca de 40% pertencem à segunda geração de nascidos em Israel, 29% de origem européia ou norte-americana e 29% de origem asiática ou africana. Mais da metade dos judeus religiosos ou tradicionais (54% e 49% respectivamente) são de origem asiática ou africana. Cerca de 27% dos religiosos e 19% dos tradicionais são de origem européia ou norte-americana.
E quem está mais satisfeito com a vida aqui? O relatório revela que 88% dos judeus estão satisfeitos com suas vidas: 96% dos haredi, 91% dos religiosos, 86% dos tradicionais e 87% dos judeus seculares. No entanto, apenas 82% dos membros da população árabe estão satisfeitos com suas vidas.

Embora existam restrições à utilização da Internet entre a população haredi, cerca de 68% dos israelenses judeus utilizam a internet, entre eles: 80% dos laicos, 64% dos tradicionais, 66% dos religiosos e 32% dos judeus ortodoxos. Cerca de 35% da população árabe faz uso da internet.

A pesquisa também abordou a questão da religiosidade entre os árabes em Israel. Cerca de 8% se definem como muito religiosos, 47% como religiosos, 27% não são muito religiosos e 18% como não religiosos. As mulheres se definem como religiosas mais que os homens - mais da metade das mulheres árabes (55%) se definem como religiosas, contra 38% dos homens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário