Translate 4 Your Language

13.9.10

A Contabilidade da Alma

"Im ein ani, mi li? Se eu não me empenhar no trabalho profundamente pessoal de mudança interna, ninguém mais poderá fazê-lo por mim?"

O calendário judaico traz a sabedoria inata que nos permite refletir e renovar sonhos a cada ano. Eis que novamente chegamos a estes dias intensos e solenes, que marcam datas tão capitais do calendário de todos os judeus. É a época mais sagrada para o judeu do mundo todo, mesmo para aquele que pouco se relaciona com a religiosidade.

É que, mais uma vez, chega o período em que buscamos nos elevar, refletindo nos acertos e desacertos que marcaram o ano que passou. É a dimensão ética e humanista de Rosh Hashaná e Iom Kipur que se manifesta, incitando-nos a avaliar a lacuna entre o que defendemos como seres humanos conscientes e decentes e as ações que realizamos em nosso dia-a-dia. Ao realizar a contabilidade da alma, nos damos conta de que, às vezes, falhamos em transpor a distância entre nossa consciência e nossa conduta, entre os princípios nos quais acreditamos e as ações que realizamos. Mas, o judaísmo nos propicia a oportunidade de avaliação e então nos recorda que temos a obrigação de fazer com que a distância entre o que dizemos e o que fazemos se torne cada vez menor.

Mas, muito mais, este período sagrado nos permite pensar o futuro. Um futuro em que podemos assumir um maior compromisso, para conosco, para com o outro, para com a sociedade e, hoje, mais do que nunca, para com o planeta.
É uma época para que sonhemos e nos comprometamos com mais ética, mais justiça, mais bondade, mais benevolência, mais proatividade, mais consciência, mais tolerância, mais paz, mais vida.
Quando o som sagrado do shofar tocar e ecoar em nossos corações, devemos lembrar que este instrumento milenar é um alarme que nos desperta de nossa inércia moral. Nossa tarefa é entender que algo maior nos é pedido: que sejamos parceiros de Deus no aperfeiçoamento deste mundo.

Que nos seja permitido ter um ano frutífero e um ano repleto de boas ações.
Le Shaná Tová ticatevu ve tichatemu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário