Translate 4 Your Language

19.1.10

Treine O Cérebro

Recentemente, vi um estudo interessante (Veja aqui - em inglês) que explica uma das principais causas pela qual os seres humanos ficam na escuridão. Resumindo, ele confirma que o cérebro humano encontra dificuldade em computar consequências que não são imediatas.
“Compre agora, pague depois”, pode ser um conceito difícil de o cérebro compreender. Isso faz com que o desafio de realizar o que tentamos fazer por nós mesmos e pelo mundo seja ainda maior – ensinar causa e efeito, que cada ação tem uma reação igual e oposta. Para a maioria de nós, isso não é algo que entendemos naturalmente. Precisa ser aprendido.
O nosso cérebro reconhece facilmente o agora bom e o agora ruim. Todos nós já ouvimos falar sobre as experiências que são feitas em ratos e macacos com comida e choques... e infelizmente, este estudo prova que não somos tão diferentes dos nossos amigos animais.
Se não houver uma sensação imediata de perda, nós não pensamos no fato de que depois irá doer.
No plano geral, as pessoas que seguem um caminho espiritual não são dominadas por suas emoções. Ou elas conseguem acalmar a parte emocional do cérebro – a parte que quer gratificação instantânea – ou simplesmente ela não é uma parte dominante nelas.
Mas quantas vezes temos que avisar uma criança sobre o perigo antes de elas escutarem? Geralmente, é preciso uma experiência negativa para que aprendam (lembra-se dos choques nos animais?). Aos 13 anos, a parte do cérebro que dita a compreensão e controla as reações atrasadas amadurece. E aprendemos com a Kabbalah que é exatamente aos 12 a 13 anos de idade que é ativada a parte da alma que procura compartilhar.
Os justos conseguem controlar a parte do cérebro que diz: “De que adianta? O que estou fazendo aqui? Por que me importar?” Eles atuam só com a parte do cérebro que planta sementes, compartilha e pensa nos outros.
Para aqueles de nós que são mais emotivos, reativos – ou de um modo positivo, passionais, – como uma criança, nós precisamos nos treinar para usar a parte do cérebro que reconhece consequências futuras.
Quando seguimos o coração é ótimo; mas às vezes nossas emoções nos levam para o caminho errado. Precisamos trabalhar também com nossa mente para desenvolver uma conexão verdadeira com o Criador.
Tudo de bom,
Rabino Yehuda Berg

Nenhum comentário:

Postar um comentário