Translate 4 Your Language

13.5.11

Imigrantes Falashmura Comemoram o Primeiro Pessach em Israel

Mais de mil imigrantes etíopes da região de Falashmura estarão comemorando o seu primeiro Pessach em Israel, muitos reunidos depois de anos separados, o que dá a essa ocasião um novo significado para o êxodo.

Os recém chegados cidadãos israelenses comemoraram o êxodo judeu em casa com suas famílias, ou ao lado de milhares de etíopes nos sedarim organizados pela Agência Judaica e pela Fraternidade Internacional de Cristãos e Judeus, realizados em 16 centros de absorção por todo o país. "Não tenho palavras para descrever a grandeza das minhas emoções" disse Macrau Tia, um homem Falashmura que se mudou para Israel há dois meses e atualmente reside em um centro de absorção de Nahariya. "Eu esperei por este momento por seis anos" Tia emocionado falou: "Apenas o pensamento de um seder na Terra Santa, me faz chorar".


Em novembro de 2009 o governo israelense se comprometeu para trazer mais de 8.000 judeus da comunidade judaica etíope em Falashmura para Israel. O governo nomeou a Agência Judaica como a responsável para trazer os imigrantes num prazo de três anos. A Agência Judaica cuidou dos imigrantes Falashmura em conjunto com a Fraternidade Internacional de Cristãos e Judeus, uma organização que investe centenas de milhões de shekels para a imigração e absorção em Israel, com ênfase em relação aos imigrantes etíopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário