"Permitam compartilhar com vocês segredos que aprendi do judaísmo. Eles lhes proporcionarão felicidade – seja o que for que o destino lhes reserve no próximo ano.
1 – Saibam agradecer. Uma vez por dia, no inicio das orações da manhã, agradeçam a Deus por tudo que Ele lhes tem proporcionado. Só isto já será suficiente para os trazer a meio caminho para a felicidade.
2 – Saibam louvar. Prestem atenção em alguém que está fazendo alguma coisa certa e o elogiem. Muitas pessoas, quase sempre, não são apreciadas. Ser reconhecido, agradecido e receber congratulações de alguém é uma das coisas mais reconfortantes que pode nos acontecer.
3 – Dediquem algum tempo às famílias de vocês. Casamentos e famílias felizes necessitam que se dedique tempo a elas.
4 – Saibam descobrir significados. De vez em quando, separem um tempo para fazer a si mesmos as perguntas: "Por que estou aqui? O que espero alcançar? Qual a melhor forma de empregar meus talentos? O que eu gostaria que dissessem a meu respeito depois que eu não estiver mais aqui?"
5 – Vivam de forma coerente com seus valores. A maior parte de nós acredita em ideais, mas raramente atua de acordo com eles. O melhor a fazer é estabelecer hábitos que nos façam agir diariamente segundo estes ideais.
6 – Saibam perdoar. Esta atitude é o equivalente emocional a perder excesso de peso. A vida é por demais curta para nela carregarmos ressentimentos e procurar vinganças.
7 – Continuem a crescer. Não se imobilizem, especialmente na vida espiritual. A maneira judaica de transformar o mundo é começar por você mesmo.
8 – Aprendam a escutar. Muitas vezes, numa conversa, passamos metade do tempo pensando o que dizer no próximo instante em vez de prestar atenção no que a outra pessoa está dizendo. A palavra chave no judaísmo é Shemá, que significa simplesmente "Escute".
9 – Criem momentos de silencio para sua alma. Libertem-se, ainda que apenas por cinco minutos a cada dia, da tirania das tecnologias, do celular, do laptop e de todos os outros invasores eletrônicos. Lembrem-se que Deus está em cada partícula de ar que inalamos. Aspirem o ar da existência e sintam a alegria de ser.
10 – Transformem o sofrimento. Quando lhes acontecerem coisas ruins, usem-nas para se sensibilizar com a dor dos outros.
A vida é por demais repleta de bênçãos para desperdiçar tempo e atenção com substitutos artificiais. Viver, doar, perdoar, celebrar e louvar – estas ainda são as melhores formas de fazer uma prece à vida, transformando assim a vida numa bênção."
Fonte: Editora Sêfer
Nenhum comentário:
Postar um comentário