Translate 4 Your Language

10.4.11

Tefilin a Bordo Causa Pânico

Pilotos se trancam na cabina por causa de tefilim

A Alaska Airlines alertou as autoridades de Los Angeles depois que três passageiros rezavam conforme o ritual ortodoxo judaico durante o vôo. A observação da prática das rezas judaicas ortodoxas realizadas por três passageiros a bordo de um vôo da Alaska Airlines no domingo causou alarme nos atendentes de bordo que não estão familiarizados com o ritual religioso, o que provocou que os pilotos se trancassem no cockpit e emitissem um alerta de segurança, informaram as autoridades.
O vôo 241 da Alaska Airlines decolou da Cidade do México e pousou com segurança no Aeroporto Internacional de Los Angeles onde esperavam caminhões de bombeiros, veículos com espuma, agentes do FBI, pessoal da Transportation Security Administration e policiais enviados como precaução. Os três homens, todos de nacionalidade mexicana, foram escoltados para fora do avião pela polícia e interrogados pelo FBI antes de serem liberados para voar em vôos de conexão para outros países, a porta-voz do FBI Laura Eimiller informou. Nenhuma acusação foi feita, disse ela.

Os três passageiros espantaram os membros da tripulação da cabina de passageiros no que foi interpretado como um comportamento suspeito logo após a decolagem, disse a porta-voz da companhia aérea Bobbie Egan.

"Os três passageiros estavam rezando em voz alta em hebraico e estavam usando o que pareciam ser tiras de couro na testa e nos braços, disse ela. "E isso nos pareceu ser uma ameaça à segurança, e os pilotos fecharam a cabina dos pilotos e seguiram os procedimentos padrão de segurança".

Depois descobriram que esses passageiros estavam colocando tefilim - pequenas caixas pretas que contém rezas das escrituras que o judeu devoto coloca na sua fronte e nos braços com tiras de couro preto em um ritual diário que é acompanhado por orações especiais.

Questionada sobre a reação das autoridades em relação ao alerta Eimiller disse: "Nós somos obrigados, naturalmente, para agirmos quando o vôo nos chama para esclarecerem preocupações".


"Faz sentido. Se um kipá chama atenção, imagina um Tefilin!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário