Translate 4 Your Language

6.3.11

Filme Sobre Escola Multi-Étnica em Israel Ganha Oscar

Vários judeus e alguns israelenses estavam entre os vencedores na cerimônia do Oscar 2011 nos EUA. A atriz israelense-americana Natalie Portman de 29 anos ganhou o prêmio de Melhor Atriz por seu desempenho no filme Black Swan (Cisne Negro). O filme The King's Speech (O Discurso do Rei) ganhou vários prêmios. Entre os ganhadores estavam Emile Sherman, um dos produtores e o escritor David Seidler. Ambos Sherman e Seidler são judeus. A diretora e escritora Susanne Bier foi premiada por seu filme em língua estrangeira "In a Better World (Em um Mundo Melhor)". Bier é judia e estudou na Academia Betzalel e na Universidade Hebraica de Jerusalém.
Um documentário sobre uma escola em Tel Aviv com o título de ‘No More Strangers’ também ganhou prêmio. O filme está centrado na escola Bialik-Rogozin, onde muitos alunos são filhos de moradores estrangeiros ilegais em Israel. Os cineastas Kirk Simon e Karen Goodman focalizaram as crianças que fugiram "da pobreza, da adversidade política e até mesmo do genocídio" e observou os seus receios de deportação. Na verdade, a maioria das crianças estrangeiras nascidas de imigrantes ilegais em Israel são filhos de pais que entraram no país em busca de trabalho, e não fugindo de um genocídio.
O governo concedeu visto para milhares de migrantes que fugiam de um genocídio no Sudão para permanecerem no país. Além disso, de cada três imigrantes ilegais dois são autorizados a permanecer, enquanto que apenas aqueles que chegaram a Israel com mais de 13 anos de idade ou estão no país a menos de cinco anos, terão que sair.

No entanto os meios de comunicação continuam a se concentrar nas crianças em processo de deportação, para as quais o ministro do Interior Eli Yishai condenou o "uso cínico dessas crianças com o propósito de seu próprio proveito". O cineasta Kirk Simon admitiu que o seu objetivo ao fazer esse filme foi em parte, influenciar a política de Israel, e disse que espera que o prêmio "ajude a trazer a atenção necessária à questão de ajuda para que os filhos de trabalhadores imigrantes permaneçam em Israel ... Essas crianças deveriam ser permitidas para permanecerem e serem educadas na escola Bialik-Rogozin.

Nenhum comentário:

Postar um comentário